Crédito: Seeb Porto Alegre
Seeb Porto Alegre
Passeata dos funcionários cobrou nova proposta do Banrisul

No 37º dia de greve, os funcionários do Banrisul saíram novamente em passeata nas ruas do centro de Porto Alegre no início da tarde desta sexta-feira (25).

Desde as primeiras hora da manhã, a rua Caldas Junior ficou fechada para a mobilização dos bancários. Vito Gianotti, o professor que ensina a história da luta dos trabalhadores no Brasil e no mundo, conversou com os banrisulenses por duas horas num esquenta do passeatão que foi crescendo em tamanho.

Ao meio-dia, os bancários deram os primeiros passos. A caminhada dobrou na rua Siqueira Campos e foi até a rua General Câmara. Enquanto a vanguarda já havia dobrado à esquerda na rua Sete de Setembro, o final do passeatão ainda dava passos na Siqueira Campos. Era uma baita de uma caminhada.

Depois, os banrisulenses subiram a avenida Borges de Medeiros e ingressaram na rua Jerônimo Coelho. Nova curva à esquerda e já se podia vislumbrar a Praça da Matriz, a Catedral Metropolitana e o Palácio Piratini, destino da caminhada.

Os bancários então foram recebidos pelos companheiro do Semapi e aplaudiram os trabalhadores do serviço público estadual, apoiando a a luta dos funcionários do Banrisul.

De cima do caminhão de som, em frente ao Palácio Piratini, o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Mauro Salles, saudou a luta dos bancários, exaltou o tamanho do passeatão e reiterou a importância do governo do Estado, sócio majoritário do Banrisul, de intermediar avanços na proposta do banco em relação à ampliação de direitos dos trabalhadores.

Mediação no TRT-RS

O Banrisul protocolou na quinta-feira (24) um pedido de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, em Porto Alegre, com o objetivo de marcar uma reunião para tentativa de conciliação das negociações específicas com as entidades sindicais. O TRT agendou a mediação para terça-feira (29), às 9h30, na capital gaúcha.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Porto Alegre

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster