Mais um assalto a banco assustou bancários e clientes no Recife, nesta sexta-feira, dia 24. O crime ocorreu no início da tarde, quando oito homens armados invadiram a agência do Santander da Avenida Parnamirim, na Zona Norte da capital. Segundo as informações da polícia, após perseguição, com apoio de um helicóptero, um assaltante foi baleado e morreu. Os outros sete bandidos foram detidos. Um malote com dinheiro foi recuperado. A polícia ainda apreendeu três armas, entre elas uma pistola roubada da PM, e outras de brinquedo.

Com este crime, subiu para quatorze o número de assaltos a banco em Pernambuco só este ano. Isso representa um assalto a cada quatro dias. Segundo a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello, no ano passado inteiro foram 18 roubos a banco. "Estamos assistindo a uma escalada de assaltos a banco em Pernambuco. Este é o retrato do descaso das instituições financeiras com a segurança bancária. Dos quatorze assaltos, nove foram no Recife, onde temos uma lei de segurança bancária que é desrespeitada pelos bancos. Se a lei fosse cumprida, muitos destes crimes seriam evitados", afirma Jaqueline.

O assalto desta sexta-feira teve lances cinematográficos, com direito a perseguição policial, com uso de um helicóptero. Durante a fuga, três assaltantes acabaram entrando na Confeitaria Parnamirim. No local, um dos bandidos foi morto e outro foi preso. O terceiro homem a procurar refúgio na confeitaria acabou saindo do local, mas foi preso no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar. Outros três assaltantes acabaram sendo baleados durante a perseguição, mas foram detidos ainda nas proximidades da agência bancária. Dois foram socorridos para o Hospital da Restauração. O terceiro foi levado para o Hospital Getúlio Vargas. Todos estão sendo custodiados pela polícia.

Os outros dois assaltantes foram presos na comunidade do Córrego da Padaria, que fica nas proximidades da agência do Santander. Todos os quatro detidos que não foram feridos foram encaminhados para a Delegacia de Roubos e Furtos.

Bancários em pânico – Assim que o assalto aconteceu, o Sindicato se dirigiu à agência do Santander para prestar apoio aos bancários. Segundo o diretor Flávio Coelho, cerca de 20 funcionários trabalhavam no local no momento do crime. Eles foram atendidos por um psicólogo enviado pelo banco, conforme prevê a Convenção Coletiva dos Bancários. "Todos estavam em pânico. O Sindicato vai voltar à agência nesta segunda-feira para conversar com os bancários e verificar se eles estão em condições de voltar ao trabalho", explica.

Segundo Flávio, a agência do Santander que foi assaltada está completamente fora da lei. "A unidade não tem vidros blindados, nem câmeras de segurança na área externa. A porta giratória com detector de metais fica do lado de dentro da agência, depois do autoatendimento e não antes como deveria. A unidade é um verdadeiro convite aos assaltantes", diz Flávio.

Outro assalto – Um dia antes, na quinta-feira 23, a agência bancária do Bradesco da cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, foi assaltada por quatro bandidos, entre às 13h40 e 14h. De acordo com as informações da Delegacia da cidade, três homens armados entraram no banco – o único Bradesco do município – e um ficou dentro do carro. Os homens renderam o vigia, os funcionários e clientes e, após a ação, conseguiram fugir. Não houve disparos durante o assalto e ninguém ficou ferido. A arma do vigilante foi levada e o dinheiro dos caixas e pertences de funcionários e clientes do banco também.

Conheça os 14 bancos que foram assaltados neste começo de ano

Dia 7 de janeiro – Banco Popular (correspondente bancário do Banco do Brasil) do bairro de São Miguel, em Arcoverde.

Dia 9 de janeiro – Agência Derby do Banco do Brasil, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife.

Dia 11 de janeiro – Posto de atendimento do Bradesco que fica dentro da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Recife.

Dia 16 de janeiro – Agência do Bradesco da Encruzilhada, na zona norte do Recife.

Dia 17 de janeiro – Agência do Bradesco que funciona dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife.

Dia 20 de janeiro – Agência do banco Itaú de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes.

Dia 22 de janeiro – Agência do Bradesco localizada nas proximidades do Viaduto da Caxangá, no Recife.

Dia 24 de janeiro – Agência do Santander da avenida Beberibe, Arruda, no Recife.

Dia 27 de janeiro – Posto de Atendimento do Bradesco localizado dentro da sede da Compesa, na Avenida Cruz Cabugá.

Dia 2 de fevereiro – Agência do Bradesco em Abreu e Lima sofreu o segundo assalto em dois meses.

Dia 6 de fevereiro – Agência do Bradesco localizada na Avenida Vigário Bastos, no Centro do município de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Dia 8 de fevereiro – Agência do Banco do Brasil de Afogados, na zona oeste do Recife.

Dia 23 de fevereiro – Agência do Bradesco da cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco.

Dia 24 de fevereiro – Agência do Santander da Avenida Parnamirim, na Zona Norte do Recife.

Fonte: Seeb Pernambuco

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster