Crédito: FUP
Manifestação quer também punição a corruptos e corruptores
Diversas organizações de trabalhadores petroleiros e movimentos sociais se reúnem nesta sexta-feira (28) para um ato nacional em defesa da Petrobras e para cobrar a responsabilização rigorosa dos corruptos e dos corruptores. A atividade acontece ao meio-dia diante do edifício sede de empresa, no Rio de Janeiro.
Para os movimentos sociais, o projeto de privatização da Petrobras, iniciado por FHC com a quebra do monopólio foi, infelizmente, continuado pelo governo atual, que ano passado coroou este processo com o maior leilão do mundo, o do Campo de Libra.
“A corrupção é sistêmica e só a enfrentaremos de verdade estatizando totalmente a Petrobrás e as grandes empreiteiras, desenvolvendo rígidos mecanismos de controle por parte dos trabalhadores e representantes do povo brasileiro”, destaca o manifesto de convocação do ato.
Principais bandeiras
. Em defesa da Petrobrás 100% estatal!
. Prisão e confisco dos bens de corruptos e corruptores!
. Em defesa da Petrobrás e seus empregados
. Pela volta do monopólio!
. Petrobrás 100% estatal e pública sob controle dos trabalhadores e do povo brasileiro
. Fim da terceirização
. Abertura dos livros de todas as empresas
. Transparência de verdade – acesso a todas as fases e valores dos contratos
. Investigação rigorosa de todas os desvios e suspeitas, levada a cabo por movimentos sociais independentes
. Estatização das empreiteiras envolvidas
. Confisco dos bens de corruptos e corruptores
. Estabilidade para fiscais de contrato e qualquer trabalhador que denunciar fraudes
. Proibição de demissão nas empreiteiras envolvidas
. Eleição dos gerentes pelos trabalhadores do setor. Eleição dos Executivos por Conselho de Representantes dos trabalhadores brasileiros.
Fonte: Contraf-CUT com FUP