Oitenta e quatro policiais civis e militares estão nas ruas do Recife, nesta quinta (25), para cumprir nove mandados de prisão e outros nove de busca e apreensão, dentro da operação Cerca Banco, de combate a quadrilhas que praticam o crime conhecido como "saidinha de banco" – as vítimas preferenciais são pessoas que fazem saques bancários de alto valor.

Entre os oito presos que foram apresentados, nesta manhã, está o policial militar Wendell Wellisson Queiroz Brandão, do 6º Batalhão, e uma mulher. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal do Recife. A investigação começou em abril deste ano, depois de casos registrados em bancos de Boa Viagem que tiveram como vítimas pessoas que sacaram valores acima de R$ 3 mil.

A polícia descobriu que os suspeitos atuam na Região Metropolitana e também no Interior – eles seriam suspeitos de 90 investidas do tipo, somente este ano. Além disso, eles também são investigados por tráfico de drogas e arrombamentos a caixas eletrônicos em todo o Estado.

"Eles praticavam o crime conhecido por saída de banco, que é acompanhar o cliente quando ele faz o saque abordá-lo no carro ou no semáforo mais próximo. A gente estima que pelo menos 90 saídas de banco tenham sido realizadas este ano por eles, além de outros assaltos a banco", informou o delegado Joel Venâncio (foto 4), que coordenou a operação.

Os presos estão sendo levados para delegacia de Boa Viagem. O delegado contou que o líder da quadrilha foi preso. O nome dele é Demetrius Leonardo Queiroz Brandão, primo do soldado da Polícia Militar, que estava na corporação havia 2 anos. "O PM também era importante no esquema. Ele oferecia transporte e armas. Chegava até a participar de alguns assaltos", disse o delegado.

Venâncio contou ainda que a quadrilha iria assaltar nesta quinta um carro-forte que recolheria o dinheiro do metrô da Estação Central do Recife.

Na operação foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola calibre 40, uma espingarda calibre 12, dois carros, duas motos e munições de diversos calibres, inclusive de fuzis.

Fonte: 360 Graus – Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *