Mais um caixa eletrônico foi explodido na Paraíba. Com o caso registrado na madrugada desta quarta-feira (15) em Massaranduba, no Agreste, já foram contabilizadas 44 investidas contra bancos no estado em 2011, conforme levantamento do Sindicato dos Bancários.

O procedimento adotado pelos criminosos foi semelhante à maioria dos outros casos. Testemunhas disseram à Polícia Militar que um grupo de oito homens chegou à cidade já pela madrugada usando armas de grosso calibre para intimidar quem ousasse interferir a ação. O alvo foi um posto avançado de atendimento do Bradesco.

Depois de detonar os explosivos e ter acesso ao dinheiro do caixa, os bandidos fugiram numa caminhonete e em duas motocicletas. Eles ainda espalharam grampos na estrada. A estratégia é utilizada para furar pneus de carros e evitar perseguições de equipes da PM.

Nesta semana, um vigia frustrou uma tentativa de explosão de caixa eletrônico em João Pessoa. O caixa do Banco do Brasil no supermercado Pão de Açúcar, na avenida Epitácio Pessoa, ainda chegou a ser violado para a instalação da dinamite, mas o vigilante percebeu a ação e gritou para chamar atenção, fazendo com que os criminosos desistissem do plano e fugissem.

Com três explosões no Bradesco e uma no Itaú, mais dois arrombamentos no Santander e uma tentativa de arrombamento no Banco do Brasil, o mês de junho já contabiliza sete ocorrências contra bancos na Paraíba. No ano, são 44 investidas criminosas, sendo: 23 explosões (15 no Bradesco, 4 no Banco do Brasil, 2 no Santander, uma no Itaú e uma no Banco 24 Horas);  três assaltos (dois a agências do Banco do Brasil e um à agência do Santander); seis tentativas de arrombamento (duas no Bradesco, uma no Banco 24 Horas, uma no Itaú, e duas no Banco do Brasil; e 12 arrombamentos (8 no  Santander e 4 no Banco do Brasil).

Veja quadro:

 INVESTIDAS CRIMINOSAS CONTRA BANCOS NA PARAÍBA EM 2011
 Banco  Explosão Assalto  Arrombamento Tentativa   Total
 Banco do Brasil  4  2  4  2 12
 Santander  2  1  8  0 11
 Bradesco  15 0 0  2 17
 Banco 24 Horas 1  0 0  1  2
 Itaú Unibanco  1  0 0  1  2
 Totais 23
3
12
 6 44
Tabela atualizada em 15/06/2011 – 10h19

 
Fonte: SEEB-PB, com Portal Paraíba 1 / Karoline Zilah

 

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster