livro_psicodinmica_do_trabalho.jpg

Crédito: Seeb Brasília

livro_psicodinmica_do_trabalho.jpg
Contraf-CUT participou em Brasília do lançamento do livro ‘Psicodinâmica e Clínica do Trabalho’, organizado pela pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Ana Magnólia Mendes em parceria com Álvaro Roberto Crespo, Carla Faria e Emílio Peres. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, na quarta-feira 25.

"O lançamento do livro é fruto de uma parceria do movimento sindical com a academia para ampliar as questões que envolve o mundo do trabalho bancário", afirma Plínio Pavão, secretário de saúde da Contraf-CUT.

Para ele, o livro é um instrumento teórico importante que aprofunda o entendimento sobre a complexidade que é o universo bancário, e também serve para conscientizar o trabalhador sobre a forma como sua rotina profissional está organizada. "O bancário adoece por conta das condições de trabalho. Ter ciência disso é fundamental para que seja possível cada dia mais o bancário interferir na organização do trabalho", completa Plínio.

Publicado pela editora Juruá, o livro trata, entre outras questões, das condições que propiciam o adoecimento psicológico no ambiente de trabalho e as formas pelas quais pode-se diminuir essas ocorrências.

"Cada vez mais vemos o aumento das ocorrências de adoecimento psicológico. Hoje, o assédio moral e o adoecimento psicológico rivalizam com as LER/Dort como causas de afastamentos na categoria bancária. Além de explorar a força de trabalho, as empresas hoje espoliam a subjetividade de seus empregados, ao exigirem o adequamento às rotinas de qualidade total", enfatizou Ana Magnólia durante o lançamento do livro.

O livro é formado por cerca de 30 ensaios sobre o tema, contando com colaborações de pesquisadores brasileiros, franceses, mexicanos e belgas. Entre eles, conta-se um ensaio de Christophe Dejours, apontado como um dos fundadores da linha teórica da psicodinâmica do trabalho.

Trata-se de compilação de teses, dissertações e demais artigos acadêmicos apresentados no I Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, realizado em Brasília em abril de 2009. O Congresso foi organizado por grupos de pesquisa do Departamento de Psicologia da UnB, e contou com o patrocínio do Sindicato, da Federação Centro-Norte (Fetec CN), da Contraf-CUT, da Fenae e da CUT.

Também participaram da cerimônia de lançamento Fabiana Uehara, secretária de saúde do Sindicato; Sônia Rocha, presidente da Federação Centro-Norte; e Orlando Gasparino, secretário de saúde da Fetec CN.

Fonte: Contraf-CUT, com Seeb Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *