Crédito: Estado do Maranhão
Estado do Maranhão

No começo da tarde de segunda-feira (5), assaltantes aterrorizaram a cidade de Mirinzal, no Maranhão. O bando invadiu a agência do Banco do Brasil, roubou motocicletas, fugiu levando duas funcionárias do banco como reféns e saiu pelas ruas do município atirando para amedrontar a população. 

A coordenação da instituição financeira não informou o valor levado pela quadrilha. Com o assalto, segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão, já foram registradas 30 ocorrências entre assaltos e arrombamento de caixas eletrônicos este ano no estado.

Um dos funcionários da delegacia de Mirinzal, identificado como Jovaldo Barbosa, de 39 anos, explicou que o Banco do Brasil atende o público no horário das 10h às 12h. A partir desse horário, apenas os clientes que estão na agência são atendidos. Os assaltantes chegaram por volta das 13h30. Fizeram um dos vigilantes refém e exigiram que ele abrisse a porta.

Dentro do estabelecimento financeiro, sob a mira de arma de fogo, algumas de grosso calibre, como pistola 380, dominaram clientes e funcionários. Logo em seguida, os ladrões recolheram todo o dinheiro que estavam nos cashs e ainda tentaram explodir um dos caixas eletrônicos, mas não seguiram.

Os quadrilheiros saíram da agência com as sacolas de dinheiro na mão e para conter uma possível ação da polícia, fizeram duas funcionárias de reféns. Além disso, realizaram um verdadeiro tiroteio pelas ruas da cidade e muitas casas e prédios públicos ficaram com marcas de balas nas paredes. 

Para amedrontar ainda mais, eles ainda foram até a residência de José Coimbra, de 65 anos, conhecido como Manga Rosa, e levaram duas motocicletas, uma Bross vermelha e outra Titan vinho.

A quadrilha deixou a cidade nas motocicletas, abandonaram as vítimas e os veículos em um matagal, no bairro Santo Antônio, distante do centro de Mirinzal, e tomaram rumo ignorado. A polícia foi acionada e reforços foram enviados das cidades vizinhas, mas os quadrilheiros não foram localizados. 

O helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) esteve na cidade e também participou das buscas aos criminosos, mas ninguém foi preso. As duas motocicletas já foram entregues aos proprietários e as duas jovens feitas reféns nada sofreram.

Os moradores, revoltados, também participaram das buscas aos acusados. Muitos saíram em suas motocicletas e carros pela cidade e localidades vizinhas. José Coimbra disse que ficou com medo de perder a sua moto, que utiliza no seu trabalho. “Eles chegaram à minha casa nervosos e, com a arma em punho, exigiram a moto. Caso não desse, matariam todos”, afirmou o idoso.

Números da violência

10 assaltos a banco já foram realizados este ano no Maranhão, 14 arrombamentos a caixas eletrônicos e seis tentativas de assalto e arrombamento a caixas eletrônicos, segundo dados do Sindicato dos Bancários do Maranhão.


Fonte: Estado do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *