O chefe de gabinete do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sergei Suarez, disse nesta quarta-feira (24) que o Brasil está em uma "encruzilhada entre desempenhos econômicos ruins e crescimento médio entre 5% e 7% ao ano". Uma solução para isso, segundo ele, seria melhorar a formação profissional no país.

"Se não tivermos uma boa formação não daremos esse salto de crescimento", disse, na cerimônia de lançamento da Rede de Pesquisa: Formação de Mercado de Trabalho. A rede tem objetivo de identificar gargalos na formação profissional brasileira.

A rede é um grupo de colaboração entre o governo, o setor privado e instituições de pesquisa para investigar as necessidades de recursos humanos qualificados no Brasil no curto, médio e longo prazos, informou a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Segundo a agência, a rede promoverá um intercâmbio técnico-científico entre os envolvidos, além de produzir dados e análises para o planejamento das políticas de formação e emprego.

O diretor de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Feres, afirmou que a rede possibilitará maior qualidade na formação profissional, se tornando "um elemento estratégico" para atingir a meta de formar 8 milhões de pessoas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *