Promover a reflexão e ampliar o debate. Esse é o objetivo do Fórum em Defesa dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização que realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de abril, o Seminário Acadêmico sobre Terceirização, no Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, em Campinas.

Além de estudiosos do assunto, o evento reunirá juízes, procuradores e auditores do Trabalho, advogados e dirigentes sindicais. O secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, será um dos participantes.

"Por ser um fórum acadêmico, ele permitirá um olhar sobre os efeitos da terceirização para além do mundo do trabalho e aprofundará o debate sobre diversos conceitos tidos como polêmicos, a exemplo da definição de atividades fim e meio", afirma o dirigente sindical.

A diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e autora de tese de mestrado sobre terceirização, Ana Tércia Sanches, será uma das palestrantes do painel "A Terceirização e as Pesquisas Sociais – Impactos no Mundo do Trabalho Urbano e Rural".

Também serão palestrantes o sociólogo e professor da Unicamp, Ricardo Antunes, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lucio, o juiz do Trabalho Jorge Souto Maior e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique.

O Fórum, que é integrando pela Contraf-CUT, o Sindicato de São Paulo e diversas entidades, foi criado em novembro de 2011. Já foi lançada uma petição pública contra a terceirização.

Clique aqui para assinar a petição pública.

Veja a programação do seminário:

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo