Três dos maiores bancos da Irlanda poderão ter que levantar um total combinado de 9 bilhões de euros (US$ 12,7 bilhões) em capital, depois da publicação, hoje, dos resultados dos testes de estresse a que eles foram submetidos. A afirmação é de cinco pessoas a par do assunto.
 

O Bank of Ireland, o maior banco do país em valor de mercado, tentará captar até 5 bilhões de euros, segundo duas das fontes. O Irish Life & Permanent precisará de mais de 3 bilhões de euros, enquanto o EBS Building Society necessitará de cerca de 1 bilhão de euros, segundo três das fontes. Elas pediram para não ser identificadas porque os números ainda não foram divulgados. As três instituições têm sede em Dublin.

O socorro internacional à Irlanda incluiu um montante para seus bancos que pode ter chegado a 35 bilhões de euros – entre eles o Allied Irish Banks, que foi o maior banco do país em ativos durante o boom da economia irlandesa que durou uma década. Embora ainda não se saiba de quanto o Allied Irish vai precisar, o banco central irlandês disse à instituição em novembro que ela deveria captar 5,3 bilhões de euros. No domingo, o jornal "Sunday Business Post" informou, sem citar fontes, que o Estado vai fazer um desembolso parcelado de cerca de 20 bilhões de euros.

"Esses números estão bem de acordo com as expectativas dos mercados emergentes", disse Eamonn Hughes, analista da corretora Goodboy Stockbrokers de Dublin. "Será uma dificuldade para o Bank of Ireland manter a participação do governo abaixo de 50%."

Funcionário do Bank of Ireland, Irish Life, Ministério das Finanças e do banco central irlandês não quiseram comentar o assunto ontem. Gerry O’Sullivan, porta-voz do EBS não retornou ligações telefônicas para seu escritório e celular.

O governo, que já controla 36% do Bank of Ireland, vai expor as necessidades de capital do banco depois que o banco central publicar os resultados dos testes de estresse, às 16h30, horário de Dublin.

Como parte dos testes, os bancos irlandeses também estão sendo conduzidos para que tenham capital suficiente para absorver até 20% das perdas sobre alguns ativos que eles precisarão vender para reduzir o tamanho de seus balanços nos próximos anos, segundo três pessoas a par da situação.

Os bancos irlandeses estão passando por um teste de estresse contra o pior cenário imaginado, das instituições tendo perdas de cerca de 10% sobre seus portfólios de financiamentos imobiliários na Irlanda, segundo as três fontes.

Fonte: Bloomberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *