Crédito: Seeb-MT
Seeb-MT O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso completou 60 anos de lutas e conquistas na quarta-feira (30). A data foi comemorada com um evento festivo que contou com a presença dos sindicatos parceiros, associações e autoridades como o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima, e do ex-vereador Francisco Vuolo.

A história da entidade começou no dia 30 de janeiro de 1953 quando vários funcionários de bancos de Cuiabá se uniram e fundaram a Associação dos Bancários de Mato Grosso.

João Emanuel prestigiou a solenidade e disse que seu pai foi empregado do Banco da Amazônia por 22 anos e, por isso, conhece bem a vida de lutas e conquistas da categoria bancária. Ele também parabenizou o atual presidente do Sindicato, Arilson da Silva. "Parabenizo o presidente Arilson por representar esta categoria sem medir esforços na luta da classe trabalhadora", afirmou.

Para Vuolo, que é filho do responsável pela doação do terreno do Sindicato (Vicente Emílio Vuolo), o Sindicato tem grande representatividade em Mato Grosso. Ele ressaltou que seu pai foi funcionário do Banco do Brasil na década de 60 e lembrou suas lutas enquanto trabalhador matogrossense do ramo financeiro.

"Este é um sindicato forte, atuante que representa o povo cuiabano e matogrossense. Hoje é um dia de conquistas e realizações para toda a categoria bancária. Esta entidade tem a honra de ser representada pelo Arilson, que tem a força e o poder político de lutar por todos os trabalhadores do ramo financeiro", disse o ex-vereador.

Acessibilidade

Durante o evento foi inaugurado o elevador na sede da entidade que visa implantar a acessibilidade. "O Estado de Mato Grosso conta com 16% de portadores de necessidades especiais e, mesmo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), muitos bancos não incluem essas pessoas na acessibilidade. A vida das pessoas têm que estar em 1º lugar", destacou Arilson.

História

Em 27 de outubro de 1962, por meio de uma assembleia extraordinária, foi fundado o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Mato Grosso. A entidade recebeu a Carta de Reconhecimento no dia 15 de junho de 1963 pelo Ministério do Trabalho.

O Sindicato conta hoje com mais de 4.500 bancários na base territorial da entidade.

Entidades presentes

Marcaram presença nas comemorações a Central Única do Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso, representantes de vários sindicatos de Cuiabá como o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor), a Federação dos Trabalhadores e Empresas do Crédito Centro Norte (Fetec-CN), Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-MT), o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios, Telégrafos e Serviços Postais de Mato Grosso (Sintect-MT) e o Sindicato dos Telefônicos de Mato Grosso (Sintel-MT), entre outras.

O presidente da Apcef-MT, Augusto Ferreira Rodrigues Filho, destacou que muitas categorias de trabalhadores em Cuiabá não possuem um sindicato para representá-los e é motivo de orgulho para todos os bancários a atuação do Sindicato que sempre esteve à frente da luta e dos direitos dos trabalhadores. "Os bancários sempre estiveram à frente do movimento sindical, nós temos que nos orgulhar de ter uma entidade que representa a categoria em unidade", frsiou Augusto.

Homenagem

A comemoração dos 60 anos do Sindicato foi marcada com a entonação do hino de Mato Grosso e ainda com a leitura de vários poemas em homenagem a todos os bancários presentes. A autora dos poemas é Brasiliana Silva Santos, mãe da recepcionista do Sindicato, Ariane Santos.

Ainda as duas filhas do ex-presidente da Associação dos Bancários, Djalma Valladares de Figueiredo, eleito 1º presidente em 1953, foram homenageadas pelo atual presidente do Sindicato.

Valadares foi funcionário do Banco do Brasil por décadas, além de repórter fotográfico nos jornais Diário de Cuiabá, Folha do Estado e Estado de Mato Grosso. Ele também criou o primeiro serviço de alto-falante da capital. Enquanto era bancário de dia, a noite ainda foi gerente do Cine Teatro de Cuiabá.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *