Em preparação ao Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação e pela Isonomia, que será realizado em 29 de junho, será marcado por atos, protestos e paralisações parciais em vários estados na Caixa Econômica Federal. Até a data de 29 de junho, no entanto, os sindicatos de bancários e as entidades associativas do Brasil inteiro devem promover encontros, assembleias ou reuniões em locais de trabalho.

Em Recife, os empregados da Caixa participam nesta quarta-feira, dia 16 de junho, a partir das 19 horas, de uma assembleia na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, para deliberar sobre formas de protesto contra a política de gestão da direção da empresa. Isso porque essa política não prevê a garantia de direitos aos bancários envolvidos no processo de reestruturação, em curso em todo o país.

A reunião visa organizar as atividades, conforme deliberação do 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que aconteceu em São Paulo entre os dias 28 e 30 de maio.

Em Pernambuco, a briga não abrange apenas a reestruturação, mas também a isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, um novo Plano de Cargos Comissionados (PCC) digno e sem distorções e o respeito à jornada de seis horas para todos.

Outros estados

Em todo o Brasil, os trabalhadores da Caixa estão sendo convocados a intensificar a mobilização, vista como fundamental para pressionar o banco e assegurar direitos. Essa organização, contudo, deve ser iniciada pelos locais de trabalho.

As primeiras atividades foram realizadas pelos empregados da Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo em 11 de junho. Nesse dia, os empregados da Caixa dessas três bases sindicais usaram preto para protestar contra a falta de transparência por parte da Caixa em relação ao processo de reestruturação, em curso no país inteiro.

No sábado, dia 12 de junho, a Apcef/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região reuniram em encontro estadual trabalhadores que estão sendo ou podem ser afetados pela reestruturação. O evento paulista contou com a participação do gerente nacional de Modelo e Gestão da Caixa, Sérgio Bueno.

No dia 11 de junho, os bancários da Caixa em Teresina fizeram uma prévia de protesto contra a reestruturação, que vem causando temor e revolta entre os trabalhadores. O protesto ocorreu em frente à agência Conselheiro Saraiva, na Praça Rio Branco, no centro da capital piauiense.

Nessa data, em Goiânia, ocorreu ainda um ato contra a reestruturação organizado pela Apcef/GO e pelo Sindicato dos Bancários de Goiás.

No Rio Grande do Sul, o encontro estadual contra a reestruturação está agendado para o dia 18 de junho, sexta-feira, às 14 horas, na Casa dos Bancários, em Porto Alegre.

Fonte: Contraf-CUT com Fenae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *