Cerca de 400 banespianos participaram do Encontro Nacional do Plano II do Banesprev, realizado no último sábado, dia 2, na Quadra dos Bancários de São Paulo. Eles foram unânimes em aprovar o pedido feito pelo presidente da Afubesp, Paulo Salvador, à presidenta da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão), Claudia Ricaldoni, que represente os participantes e assistidos do Plano II nas próximas iniciativas contra o déficit.

A principal medida é trabalhar para que o Santander reconheça e pague o serviço passado – período compreendido entre o ingresso de funcionários no banco e a criação do Banesprev, em 1987.

Para municiar a Anapar, foram entregues duas grandes apostilas compostas por cópias de documentos que comprovam a existência do serviço passado do Plano II. De posse deste material, Cláudia poderá abrir uma agenda junto à Previc (Superintendência de Previdência Complementar) pedindo estudo e confirmação dessa tese, que é defendida pelas entidades sindicais e de representação dos banespianos há bem mais de uma década.

Durante o evento, a presidenta da Anapar disse que o pessoal do plano II deve ter calma neste processo. "Antes de aprovar ou aceitar qualquer coisa em assembleia, muitas perguntas precisam ser respondidas", comentou.

"É muito importante fazer auditoria neste déficit. Precisamos saber exatamente o que o causa. Não adianta corrigi-lo se ele for estrutural. Outra coisa é estabelecer de quem é responsabilidade do serviço passado", explicou a dirigente da Anapar, lembrando que em mais de 90% dos casos a patrocinadora deve arcar com esse aporte.

Explanações

Com caráter de seminário, o evento teve o objetivo de esclarecer a situação atual do Plano II para que os colegas presentes pudessem levar informações para suas regiões.

O secretário-geral da Afubesp e ex-diretor do Banesprev, Walter Oliveira, fez uma explanação mostrando os principais motivos que contribuíram para o déficit: baixo número de contribuições, visto que 69% dos integrantes do Plano II já estão aposentados, fator previdenciário – que aumentou o valor das complementações a serem pagas pelo Banesprev -, insuficiência de reservas por conta da falta de aporte do serviço passado, entre outros fatores.

"Os banespianos que aqui estão têm a responsabilidade de, ao voltar para suas cidades, fazerem o debate com os colegas nos sindicatos, associações, no banco. Estamos à disposição para ir a encontros esclarecer as dúvidas e levar informações. O importante é que todos estejam bem informados e mobilizados para a assembleia do dia 26 de novembro", conclamou Oliveira.

União e participação

O Encontro, organizado pela Afubesp em parceira com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, demonstrou a união dos banespianos na busca por soluções para equacionamento do déficit do Plano II.

O evento contou com a participação de colegas vindos de mais de 50 cidades de São Paulo e de outros estados, bem como de diretores da Contraf-CUT, Fetec/CUT-SP, Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, diversos sindicatos, CNAB – Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa, Afabesp, Abesprev, afabans e Afubesp Regionais.

Ao final do encontro, o presidente da Afubesp, Paulo Salvador, pediu a unidade dos banespianos. "Vamos trabalhar juntos, defendendo soluções concretas para resolver essa questão, que não seja no pior dos cenários, como foi a proposta apresentada na assembleia de 30 de abril", apontou.

Comitê Betinho

O presidente do Comitê Betinho, José Roberto Vieira Barboza, aproveitou a concentração de banespianos para divulgar o importante trabalho de solidariedade e cidadania que a entidade vem fazendo para ajudar as vítimas da seca no Nordeste, através do auxílio para a construção de cisternas – reservatórios feitos de concreto para armazenar água da chuva e enfrentar os períodos de seca.

Ele pediu a colaboração dos colegas. Um dos meios é associar-se ao Comitê Betinho e escolhendo um valor para a contribuição mensal. Acesse o site www.comitebetinho.org.br para conhecer o trabalho e filie-se!

Fonte: Érika Soares – Afubesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *