ato_publico_bsb_27102010.jpg
Crédito: Augusto Coelho/Fenae
ato_publico_bsb_27102010.jpg
O edifício Matriz I da Caixa Econômica Federal foi palco na tarde desta quarta-feira (27) de grande ato em defesa do banco e das empresas estatais. Participaram da manifestação, convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) juntamente com outras centrais sindicais, empregados da Caixa e de outras empresas públicas, além de sindicalistas, representantes de entidades associativas, estudantes e trabalhadores em geral.

Durante o ato, os manifestantes destacaram que a política de fortalecimento da Caixa e das demais estatais no próximo governo deve ser mantida. "As empresas públicas, especialmente os bancos, exerceram papel crucial para esse dinamismo econômico que o Brasil atingiu durante o governo Lula. Nos últimos oito anos, a Caixa foi fundamental para os programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Foi fundamental, portanto, para mudar a cara do Brasil", afirma Enilson da Silva, empregado da Caixa e diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Os manifestantes lembraram ainda as dificuldades e ameaças que as empresas públicas sofreram durante os oito anos de governo FHC. "Os ataques foram feitos em várias frentes. Na Caixa, por exemplo, os bancários amargaram oito anos com reajuste salarial acumulado de apenas 6%, entre 1995 e 2002. Nesse mesmo período, a inflação cresceu mais de 60%, corroendo o poder de compra dos trabalhadores. O número de funcionários também caiu e o papel social da empresa foi enfraquecido", lembra Wandeir Severo, secretário de Formação do Sindicato.

O ato foi encerrado ao som do hino nacional cantado pelos manifestantes.

Esta é a segunda manifestação de trabalhadores de Brasília em defesa das empresas estatais. A primeira aconteceu na quinta-feira, dia 21, em frente à Sede I do Banco do Brasil.

Fonte: André Shalders – Seeb Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *